quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MÁSCARAS NOS RELACIONAMENTOS


Olá amigos deste Blog...
Hoje vamos postar a palavra que ministramos no Retiro de Casais no Hotel Terras Novas, Embu.
Espero que seja bênção em sua vida, em Nome de Jesus.

MÁSCARAS!

Breve definição do dicionário, apresentando alguns dos significados mais importantes para este conteúdo:

1 Peça com que se cobre parcial ou totalmente o rosto para ocultar a própria identidade

2 Rubrica: teatro.
Peça desse tipo com que os atores cobrem o rosto para caracterizar o personagem que representam e para fazer a voz soar mais alto

6 Derivação: sentido figurado.
Semblante que não corresponde ao verdadeiro caráter da pessoa; falsa aparência

7 Derivação: sentido figurado.
Vaidade ostensiva, pose

19 Derivação: sentido figurado.
Recurso usado para ocultar ou disfarçar algo.

A máscara no Éden!
A nudez do Jardim denotava uma profunda intimidade diante de Deus, entre o homem e a mulher. Livres. Verdadeiros. Sinceros.
O pecado os levou a buscarem se cobrir, esconder. Ocultar. Fugir. Mentir. Ocultar.
Veja os dois livrando a sua cara. Escondendo-se atrás do outro.
Gênesis 3:6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? 10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? 12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi. 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.

Mas... como se apresentar escondidos diante dEle? Como nos ocultar diante do Senhor?
Hebreus 4:13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
A partir deste momento, muitas coisas mudaram no relacionamento homem e mulher. Mudaram no relacionamento humano. Para sempre.
Até mesmo nós, em nossos dias, usamos máscaras.
Aliás, a própria Bíblia fala em máscaras. Apresenta algumas.
Escolhi quatro situações para aplicar as máscaras relatadas na Bíblia para os nossos relacionamentos.

1. A primeira manifestação na Bíblia de algo que se parece com uma máscara, era a usada pelas prostitutas. Sabemos isso, por que Tamar usou este disfarce para se passar por uma delas.
UMA MÁSCARA PODE ESCONDER UMA FORMA DE PROSTITUIÇÃO.
Gênesis 38:15 Ao vê-la, Judá julgou que era uma prostituta, porque ela havia coberto o rosto.
Muitas vezes, nos prostituimos. Vendemos emoções. Vendemos ou negociamos valores. Até mesmo o próprio corpo, dentro do casamento. E sempre que fazemos isso, usamos máscaras. Nos escondemos, e quase nunca falamos a verdade, ou expomos o que estamos negociando.
Por um certo tempo, isso pode até funcionar, e ajudar a acomodar as coisas.
Entretanto, ao longo do tempo, esta atitude leva aquele que tem aberto mão de algo em favor de outro neste modelo, tenha uma grande fatura para apresentar.
E nem sempre o outro sabe que está comprando algo. Não foi informado da negociação.
Quando isso é revelado, desestrutura ambos.
Deus nos chama a fugirmos da prostituição. De qualquer forma que seja...
Deseja que andemos na verdade, e que cada um fale a verdade.

2. A segunda manifestação na Bíblia de algo que se parece com uma máscara, foi usada por Moisés. O povo não queria ver a glória de Deus em seu rosto. Preferiram uma máscara.
UMA MÁSCARA PODE NOS FAZER ESCONDER A GLÓRIA DE DEUS.
Êxodo 34:29 Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tsbuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele. 30 Quando, pois, Arão e todos os filhos de Israel olharam para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia, pelo que tiveram medo de aproximar-se dele. 31 Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele; e Moisés lhes falou. 32 Depois chegaram também todos os filhos de Israel, e ele lhes ordenou tudo o que o Senhor lhe falara no monte Sinai. 33 Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o rosto. 34 Mas, entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e saindo, dizia aos filhos de Israel o que lhe era ordenado. 35 Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que a pele do seu rosto resplandecia; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com Deus.
Já vi muitos casais com este tipo de desequilibro. Um dos dois, está crescendo em comunhão, unção, relacionamento com Deus.
E o ouro fica incomodado.
Não quer sair da mesmice. Do comodismo.
E quer que o outro encubra a glória de Deus em sua vida.
Cubra-se.
Para que não confronte seu estado.
Vista-se de uma máscara que encubra a glória de Deus.
Isso vai fazer com que, ao longo do tempo, esta glória se esvaneça...
Importa mais obedecer a Deus do que aos homens...

3. O terceiro disfarce semelhante a uma máscara foi usada por Josias, quando não acreditou que Deus tinha falado ao Faraó. Por fazer isso, morreu.
UMA MÁSCARA PODE ATÉ MESMO LEVAR À MORTE
2 Crônicas 35:22 Todavia Josias não quis virar dele o seu rosto, mas disfarçou-se para pelejar contra ele e, não querendo ouvir as palavras de Neco, que saíram da boca de Deus, veio pelejar no vale de Megido. 23 E os flecheiros atiraram ao rei Josias. Então o rei disse a seus servos: Tirai-me daqui, porque estou gravemente ferido. 24 Seus servos o removeram do carro e pondo-o no seu segundo carro, o trouxeram a Jerusalém. Ele morreu, e foi sepultado nos sepulcros de seus pais. E todo o Judá e Jerusalém prantearam a Josias.
Aqui, a aplicação é inversa.
Aquele que tem mais comunhão com Deus, ou tem mais estrada com Jesus, se torna jactancioso.
Orgulhoso de seu conhecimento... e portanto, acredita, sinceramente, que Deus não pode falar com o outro... não reconhece a Palavra de Deus na boca do outro... normalmente, este caminho leva a um prejuízo. Perda.
Leva para longe da proteção de Deus para a casa.

4. UMA MÁSCARA PODE NOS IMPEDIR DE SERMOS TRANSFORMADOS
2 Coríntios 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Somos chamados para sermos transformados de glória em glória.
Vitória em vitória.
Precisamos nos despojar, portanto, de todo o tipo de disfarces... proteções... máscaras.
É tempo de, como Davi, nos apresentarmos nus diante do Senhor.
Que ele nos transforme, e manifeste sobre nós a Sua glória.
Qual é a sua máscara?
É tempo de tirar.
Urgente.
Ande na verdade...
Sempre!
Em Nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário