domingo, 9 de setembro de 2012

AS SETE PALAVRAS DE JESUS NA CRUZ


Esta é uma pregação clássica, que se você zapear pela internet encontrará com algumas variáveis.
Meu encontro mais antigo com esta palavra remonta a um registro dos 60, quando meu avô, Flamínio Fávero, que era um mestre na palavra publicou uma série de livretos de estudo bíblico, e fez menção desta ministração.
Nada de tão exclusivo, pelo fato de que Jesus efetivamente pronunciou 7 palavras durante sua crucificação.
A crucificação foi algo tão lancinante em termos de dor física, que jamais entenderemos o que Jesus passou ali.
Hoje, no culto da noite, o Pastor Ricardo trouxe uma tremenda ministração em que ele descreve de forma clara, um tanto do sofrimento de Jesus na cruz.
Você vai encontrar o link aqui.
Assim, se você assistir este vídeo antes de ler este texto terá um melhor aproveitamento...
Mas prosseguindo, além do sofrimento físico, Jesus sofreu um terrível sofrimento moral.
A exposição de sua nudez na cruz, as ofensas que sofreu, a zombaria, o escárnio, o abandono seriam por si só insuportáveis.
Somado isso ao sofrimento físico, parece impossível alguém suportar tudo isso.
Mas ainda havia mais...
O sofrimento espiritual.
Ele levou sobre si as enfermidades, dores maldições, e pecado suficiente para que a salvação pudesse alcançar toda a humanidade.
Na verdade, a Bíblia nos diz que Jesus Se fez pecado.
Incompreensível o que Ele passou.
Incompreensível por que o fez, por que se sendo sincero comigo mesmo, nem eu acho que eu merecia...
E você... merecia?
Seja sincero...
Nós não merecíamos que Jesus fizesse algo assim a nosso favor.
Mas Ele fez!
Obrigado meu Jesus!

Mas voltando...
Impossível entender como, passando por tudo isso, Jesus pudesse ainda cumprir todo este roteiro de 7 frases importantíssimas DURANTE a Sua crucificação.
Incompreensível, e inalcançável.
Louvado seja o Nome do meu Senhor Jesus Cristo.
Acompanhe as frases comigo, medite e receba um pouco mais de revelação acerca do incomparável Jesus, O Cristo, O Filho do Deus vivo.
O Único!

A primeira palavra de Jesus na cruz foi uma palavra de cuidado com Maria, a sua mãe biológica.
Digo isso por que ela não era a mãe de Jesus Deus, por que Jesus existia antes da fundação do mundo, e todas as coisas foram criadas por Ele, o Verbo de Deus, e sem Ele, nada do que foi feito se fez, como lemos no evangelho de João, capítulo 1.
Mas não muda o fato de que ela era uma mulher preciosa, única, e escolhida por Deus para um papel tão importante... dar à luz a Jesus, o homem.
Assim, a palavra de Jesus, já crucificado registrada em João 19:26 e 27 mostra que Ele, mesmo sofrendo o que já estava sofrendo, se preocupou em cuidar dela, para que ela pudesse ter uma estrutura para sua vida ao longo dos anos que ainda tinha de vida.
Quando Ele declarou “Mulher aí está o teu filho, filho aí está tua mãe” ao entregar Maria aos cuidados de João, concluiu Sua missão com ela, enquanto família.
Entretanto, Jesus sabia bem o que aconteceria no futuro, e como o papel de Maria seria um tanto transformado para algo que não era a vontade nem de Jesus e nem de Maria...
Leia comigo:
Lucas11:27 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. 28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.
Portanto, aqui fica muito claro que, SE Jesus quisesse glorificar Maria, não teve uma oportunidade melhor e mais clara se lermos os evangelhos.
Entretanto sua decisão foi a de dar mais valor para os que ouvem e observam a palavra de Deus.
Talvez, você e eu!

A segunda palavra é poderosa pois é uma palavra de perdão.
Em meio a tudo o que estava passando, Jesus teve o cuidado e a condição de perdoar a todos.
Eu creio que embora todos os envolvidos soubessem o que estavam fazendo, pois desejavam a morte de Jesus, eles com certeza não entenderam a profundidade nem a influência histórica, profética, universal da morte de Jesus.
Assim, quando Jesus diz  “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”  registrada em  Lucas 23:34, sim Jesus os estava perdoando...
Mas sua frase quanto ao fato de que não sabiam o que faziam se torna mais profunda.
O diálogo de Jesus com Pilatos lança luz sobre isso:
João 19:10 Disse-lhe, então, Pilatos: Não me respondes? não sabes que tenho autoridade para te soltar, e autoridade para te crucificar? 11 Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem.
Pilatos estava naquela posição de autoridade, conferida por Deus.
Tudo o que aconteceu era fundamental para a salvação da humanidade, portanto, precisava acontecer.
As pessoas seguiram seus corações, e fizeram o que fizeram, e erraram no que erraram, e pecaram no que pecaram por que assim o decidiram fazer.
E Deus, conhecendo seus corações, usou tudo isso para dar a legalidade necessária para o julgamento, condenação e execução de Jesus, que embora legais do ponto de vista natural, geraram uma morte ilegal na perspectiva espiritual.
Jesus nunca poderia ter morrido por que não tinha pecado.
E, além disso, nas suas últimas horas, perdoou a todos.
Conscientemente, em meio a todo o sofrimento da cruz.
Impressionante.

A terceira palavra é uma declaração de salvação a um pecador terrível.
A tradição nos levou a conhecer este personagem como o "bom ladrão"...
Mas é claro que ele não era bom.
Aliás, era péssimo.
Tanto que foi condenado à morte junto com o outro malfeitor.
Entretanto, durante a sua crucificação junto com Jesus, ele teve sua conversão.
Reconheceu que merecia estar ali, reconheceu que Jesus era Senhor, e que era Filho de Deus, pois estaria vivo no paraíso...
Assim, quando faz a sua declaração: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino” registrada em Lucas 23:42, penso que jamais esperava ouvir a resposta que é a terceira palavra de Jesus: “Eu lhe garanto: hoje você estará comigo no paraíso” (Lucas 23:43).
Como já disse, Jesus é incompreensível.
Naquele lugar, naquela posição, naquele sofrimento, Ele ainda está pronto para salvar!
O Seu amor é incompreensível e inalcançável.

A quarta palavra é a declaração mais angustiante da cruz.
Pelo menos em minha maneira de ver.
“Eli, Eli, lemá sabactâni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”, registrada em Mateus 27:46, registra o momento em que Deus vira o Seu rosto de Jesus..
Neste momento Jesus estava feito pecado.
E Deus em Sua Santidade jamais poderia ver ou conviver com o pecado.
Mesmo que estivesse sobre Seu Amado Filho Jesus.
Agora o mais tremendo deste momento é que Jesus já sabia que iria passar por isso, e sabia que diria isso.
Jesus já sabia por que conhecia o Salmo 22.
Salmo 22:1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido?
Jesus sabia... e mesmo assim foi para a cruz.
Passou por tudo o que já sabia que iria passar.
Por amor!

A quinta palavra demonstra ainda que Jesus tinha por objetivo cumprir tudo o que era necessário.
Ele continuava lúcido de uma maneira incompreensível.
Não apenas lúcido, como decidido a cumprir as escrituras.
Assim, quando Ele declara: "Tenho sede", sabia o que iria ocorrer.
O texto completo de João 19:28 diz: “Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura disse: Tenho sede!”
Do que estamos falando?
Salmos 69:21 Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.
João 19:28 Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede. 29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e lha chegaram à boca.
Jesus sabia o que lhe dariam.
Mas para cumprir as Escrituras, o fez.
E o mais tremendo é que os que dEle zombavam, mal sabiam que estavam cumprindo as Escrituras.
O que levou o balde de vinagre, o que lhe ofereceu vinagre cumpriram as escrituras sem nem mesmo crer nelas...
O Senhor reina até mesmo sobre os que não O conhecem...

A sexta palavra é uma palavra de vitória!
Quando Jesus declara: “Está consumado”, em João 19:30, fica claro que temos esta palavra de vitória.
Cumpriu TUDO.
Despojou principados e potestades, pegou as chaves...
Ofereceu salvação e dons aos homens...
Aqui estava no fim da Sua obra na cruz, e, neste momento já estava consumado.

A sétima palavra demonstra a Sua Autoridade.
Embora crucificado, Jesus não deveria morrer.
Os homens não tinham autoridade para matá-lo.
Jesus morreu por que deu a Sua vida voluntariamente.
Ele morreu por que entregou Seu espírito.
Isso fica claro em Lucas 23:46 quando Ele diz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

Completadas as sete palavras de Jesus na cruz, neste momento, outra palavra relacionada ao tema se cumpre na sua vida e na minha.
No Salmo 22, em que temos uma precisa e preciosa profecia de Davi sobre Jesus na cruz, nos seus últimos versículos encontramos as seguintes declarações:
28 Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações. 29 Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem reter a sua vida. 30 A posteridade o servirá; falar-se-á do Senhor à geração vindoura. 31 Chegarão e anunciarão a justiça dele; a um povo que há de nascer contarão o que ele fez.
O cumprimento disso está acontecendo HOJE!
Na verdade, agora, enquanto você lê o que escrevi...
Neste momento em que este texto com você, nós, que nascemos quase dois mil anos depois da crucificação de Jesus, estamos tendo contato com o que Ele fez.
Estamos cumprindo esta profecia.
Eu já fiz minha parte com relação a Jesus.
Aliás, registro aqui que Ele é o meu Senhor e Salvador.
Eu me rendi ao Seu amor, e entreguei minha vida a Ele...
A pergunta que faço agora é...

E você?

Deus o abençoe e que o Espírito Santo de Deus toque seu coração poderosamente.
Que o amor de Jesus o constranja...

Haroldo Maranhão
 
PS: Você vai encontrar aqui o link para a pregação deste texto, que ministrei no domingo dia 10 pela manhã na igreja... e que espero que seja bênção em sua vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário