quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TUDO O QUE SIGNIFICA "SALVAÇÃO"!


Sei que pode parecer uma brincadeira começar um texto sério assim, mas imagine um estrangeiro que chegue ao Brasil, e esteja aprendendo o nosso idioma.
E ele perguntasse...
Qual é o significado da palavra CARA?
Não sei se você já prestou atenção, mas poderíamos dar para ele oito respostas:

  1. UM AMIGO (... fala, CARA?)
  2. UM ROSTO (Uma face)
  3. ALGUÉM PARECIDO (É a minha CARA)
  4. UMA PESSOA PRECIOSA (Minha CARA amiga)
  5. UMA COISA QUE CUSTA MUITO DINHEIRO (CARA esta roupa, não)
  6. O OUTRO LADO DA MOEDA (CARA ou coroa?)
  7. LOGO DE INÍCIO (logo de CARA)
  8. UM ALIMENTO (no nordeste, CARÁ)
E se este nosso estrangeiro hipotético perguntasse...
“Mas como vou saber sobre que aspecto da palavra CARA estou falando?”
O que responderíamos?
Que o jeito seguro de utilizar a palavra correta é pelo contexto.
Pela situação...
Sabe?
O mesmo acontece com a palavra SALVAÇÃO.
Sabia que ela tem muitos significados?
Qual é o seu significado?
Ou QUAIS os seus significados?
Você sabe?
Pensamos na salvação “apenas” (como se isso fosse pouco) na salvação eterna da alma daqueles que creem e confessam a Jesus como Senhor!
É claro que isso é demais.
Poderoso.
Tremendo.
Mas a salvação que Jesus nos dá acesso contém diversos outros benefícios para nosso dia a dia, os quais, muitos de nós, desconhecemos.
Isso por que a palavra salvação em português é bastante restrita, mas tanto no hebraico como no grego, encontraremos significados que, ao conhecermos, veremos que abre um horizonte tremendo de manifestação de Jesus, O Salvador em nossas vidas.
Deixe-me dar um exemplo inicial.
No texto abaixo, vemos que o Senhor é a nossa fortaleza. E isso está associado ao fato de que a salvação vem dEle.
Se entendermos o significado maior da palavra salvação, isso vai nos ajudar a fortalecer e ampliar este entendimento.
Leia o seguinte texto:

Salmo 37:39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.
A palavra hebraica aqui traduzida para salvação, segundo o comentarista STRONG anotação H8668 é תּשׁעה    תּשׁוּעה (teshû‛âh  teshû‛âh) tesh-oo-aw', tesh-oo-aw',que, segundo suas anotações em H7768 tem o significado de: resgatar (literalmente ou figurativamente, pessoal, nacional ou espiritual): - libertação, socorro, segurança, salvação, vitória.

E veja este outro texto a seguir:
Isaías 43:11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador.
Neste texto as traduções para a palavra para hebraica que aparece em H3467 ישׁע (yâsha‛) yaw-shah'
poderia ser: uma oportunidade que vem a ser aberta, larga ou livre, ou seja, (por implicação) estar protegido, seguro; causando libertar ou socorrer: - vingar, defender, libertar (-dor), socorro, preservar, resgatar, trazer salvação, salvação (-dor), obter vitória.

Ou ainda este outro texto:
Habacuque 3:13 Tu sais para o socorro do teu povo, para salvação dos teus ungidos. Tu despedaças a cabeça da casa do ímpio, descobrindo-lhe de todo os fundamentos.  Aqui, a palavra traduzida para salvação vem do hebraico que aparece na anotação H3468 ישׁע    ישׁע (yesha‛  yêsha‛) yeh'-shah, yay'-shah, deriva da anotação do STRONG número H3467; libertação, entrega, anúncio público de uma decisão ou sentença, prosperidade: - segurança, salvação, salvando. Tal significado é completado por H3467 ישׁע (yâsha‛) yaw-shah', no sentido de ser aberta, grande e gratuita, ou seja, (por implicação) estar seguro; objetivando livrar ou salvar: - Exemplos, vingar, defender, libertar, socorrer, preservar, resgatar, estar seguro, trazer (tendo) salvação, salvar (-ador), ganhar vitória.
Podemos ainda, ver mais este texto, com a palavra grega para Salvação:

I Tessalonicenses 5:9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo.
Aqui salvação é a palavra grega na anotação G4991 σωτηρία (sōtēria) so-tay-ree'-ah. Tal palavra deriva de G4990 como (propriamente abstrato); resgatar ou por em segurança (fisicamente ou moralmente): - libertação, saúde, salvação, segurança, salvando. A referência de G4990 σωτήρ (sōtēr) so-tare' remete ainda para G4982; mas tem o significado de um libertador, ou seja, Deus ou Cristo: - salvador. A anotação G4982 σώζω (sōzō) sode'-zo trás o entendimento de uma palavra primária σῶς sōs̄ (contração da obsoleta σάος saos), “salvo ou seguro”); salvar, ou seja, libertar ou proteger (literalmente ou figurativamente): - curar, preservar, salvar (alguém), fazer bem, ser (feito) pleno.

Assim, se analisarmos os texto acima, poderemos saber que a palavra Salvação tem os seguintes significados adicionais, que poderiam também ser utilizados em sua tradução: RESGATE, LIBERTAÇÃO, SOCORRO, SEGURANÇA, VITÓRIA, SAÚDE, ANÚNCIO PÚBLICO DE UMA SENTENÇA, PROSPERIDADE, SAÚDE, FAZER BEM, SER FEITO PLENO!
Tremendos estes significados, não?
Se pensamos melhor nisso, podemos entender que a Salvação é algo assim:
A MORTE NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS, NÃO HÁ MAIS CONDENAÇÃO CONTRA NÓS, O PECADO NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS. OS VÍCIOS NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS, OS DEMÔNIOS NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS, O MEDO NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS, A POBREZA NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS, AS ENFERMIDADES NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS, O MAL NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS, O SENTIMENTO DE VAZIO NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NÓS...
Todos os benefícios que podem ser obtidos através da obra de Jesus na cruz do Calvário são todos estes acima, e todos os outros que podemos aplicar em diversas situações difíceis em nossas vidas.
Conforme o "contexto"
Entendeu?
A Salvação de Jesus para nós é poderosa não apenas para a vida eterna, mas também para a vida presente.
A nós, o desafio dado é crer, e ANTES de sairmos correndo para pedir ajuda a quem quer que seja, tenhamos a ousadia de fé de clamar: JESUS, MEU SALVADOR!
Assim como obtemos a salvação eterna pela fé, precisamos exercitar a salvação no tempo presente pela fé.
Jesus é o nosso Salvador em toda e qualquer situação.
Prove e experimente!

Deus o abençoe,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário